segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Comunicação Social presente nas Sete Maravilhas do Mundo Moderno


Estudantes em contato com a teoria e prática na profissão

Por Monique Suellen – 6º. Jornalismo

Os acadêmicos de Comunicação Social da UDC realizaram uma visita técnica à Usina de Itaipu Binacional no último sábado, dia 27 de outubro. Ao chegar ao local, os estudantes foram recepcionados, e os profissionais da área de Divisão de Imprensa, Cláudio Benetta, e Divisão de Relações Públicas, Marta Costa, ministraram uma palestra sobre como funciona na Itaipu a Comunicação Interna/Externa, Assessoria de Comunicação e Relações Públicas.

O jornalista Cláudio Benetta, responsável pela comunicação interna e externa e a assessoria de comunicação da Itaipu. De acordo com Benetta a comunicação interna divulgou um dos recentes trabalhos realizados na empresa, remodelagem do JIE (jornal Itaipu eletrônico), o site interno. Segundo Benetta, o site foi reformado com a intenção de incentivar os funcionários acessarem a web e assim, manter a interatividade e o conhecimento sobre a empresa. O site é atualizado duas vezes ao dia (manhã/tarde), incluindo notícias da Itaipu, painel do leitor, lista de aniversariantes, serviços (informações sobre clubes, como Assemib), classificados, entre outros. Os funcionários da empresa são avisados toda vez que o site é atualizado. Outro trabalho realizado na área é o jornal impresso, em forma de mural. Devido à falta de acesso e de tempo de alguns funcionários foi implantado o JIM (jornal de Itaipu mural), e a Intranet. A comunicação externa funciona com a internet e a assessoria de imprensa. Benetta informou que na área atuam três jornalistas, duas estagiárias e dois fotógrafos.

Já a profissional Marta Costa, da área de Relações Públicas destacou a importância e a função desta profissão em uma empresa. Segundo Costa, uma das principais objetivos é promover a imagem institucional da Itaipu perante o público interno e externo de acordo com a missão, valores, diretrizes e objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico da empresa, funções como planejar, executar, monitorar e avaliar todas as ações e atividades relacionadas à comunicação, relações públicas, promoções, eventos, marketing e publicidade.

“O conselho aprovou que a Itaipu contratasse a Fundação PTI (Parque Tecnológico Itaipu) para fazer a gestão do turismo”, relata. Marta Costa explicou como funciona atualmente administração do turismo na empresa, de acordo com a profissional, esta função era de Relações Públicas. Atualmente é o PTI que administra esta área, cobrando tarifa. Segundo Marta Costa a renda é reaplicada no turismo e nos projetos sociais.

Relações Públicas recebem acadêmicos de todo o Brasil. As visitas institucionais são realizadas de segunda à sexta-feira. Seis profissionais trabalham nas visitas institucionais. “Tentamos atender todas as expectativas do visitante/estudante”, relata.

Embora Jornalismo e Relações Públicas caminhem juntas, a Publicidade não ganha tanto espaço. Segundo Marta Costa, não há necessidade da publicidade, por este motivo não existe esta área na empresa, são contratos terceirizados para esse tipo de trabalho.

“RP deve conhecer tudo e todos os projetos” afirma Costa em relação à profissão de Relações Públicas. Cabe a este profissional administrar os eventos, as visitas institucionais, coordenar o coral de Itaipu; o espaço gramadão que é destinado para projetos sociais, como Dia das Crianças e Natal; o Bosque Visitante destinado às celebridades que visitam a Itaipu e plantam uma árvore; e o Bosque Trabalhador dedicado aos trabalhadores que completam quinze anos na empresa e são homenageados plantando uma árvore. Depois da palestra os acadêmicos fizeram uma visita técnica na Itaipu.


Fotos: Monique Suellen


Um comentário:

toniandre disse...

Muito bem ... isso ai! Valorize teu texto!