
Estudantes em contato com a teoria e prática na profissão
Por Monique Suellen – 6º. Jornalismo
Os acadêmicos de Comunicação Social da UDC realizaram uma visita técnica à Usina de Itaipu Binacional no último sábado, dia 27 de outubro. Ao chegar ao local, os estudantes foram recepcionados, e os profissionais da área de Divisão de Imprensa, Cláudio Benetta, e Divisão de Relações Públicas, Marta Costa, ministraram uma palestra sobre como funciona na Itaipu a Comunicação Interna/Externa, Assessoria de Comunicação e Relações Públicas.
O jornalista Cláudio Benetta, responsável pela comunicação interna e externa e a assessoria de comunicação da Itaipu. De acordo com Benetta a comunicação interna divulgou um dos recentes trabalhos realizados na empresa, remodelagem do JIE (jornal Itaipu eletrônico), o site interno. Segundo Benetta, o site foi reformado com a intenção de incentivar os funcionários acessarem a web e assim, manter a interatividade e o conhecimento sobre a empresa. O site é atualizado duas vezes ao dia (manhã/tarde), incluindo notícias da Itaipu, painel do leitor, lista de aniversariantes, serviços (informações sobre clubes, como Assemib), classificados, entre outros. Os funcionários da empresa são avisados toda vez que o site é atualizado. O
utro trabalho realizado na área é o jornal impresso, em forma de mural. Devido à falta de acesso e de tempo de alguns funcionários foi implantado o JIM (jornal de Itaipu mural), e a Intranet. A comunicação externa funciona com a internet e a assessoria de imprensa. Benetta informou que na área atuam três jornalistas, duas estagiárias e dois fotógrafos.
Já a profissional Marta Costa, da área de Relações Públicas destacou a importância e a função desta profissão em uma empresa. Segundo Costa, uma das principais objetivos é promover a imagem institucional da Itaipu perante o público interno e externo de acordo com a missão, valores, diretrizes e objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico da empresa, funções como planejar, executar, monitorar e avaliar todas as ações e atividades relacionadas à comunicação, relações públicas, promoções, eventos, marketing e publicidade.
“O conselho aprovou que a Itaipu contratasse a Fundação PTI (Parque Tecnológico Itaipu) para fazer a gestão do turismo”, relata. Marta Costa explicou como funciona atualmente administração do turismo na empresa, de acordo com a profissional, esta função era de Relações Públicas. Atualmente é o PTI que administra esta área, cobrando tarifa. Segundo Marta Costa a renda é reaplicada no turismo e nos projetos sociais.
Relações Públicas recebem acadêmicos de todo o Brasil. As visitas institucionais são realizadas de segunda à sexta-feira. Seis profissionais trabalham nas visitas institucionais. “Tentamos atender todas as expectativas do visitante/estudante”, relata.
Embora Jornalismo e Relações Públicas caminhem juntas, a Publicidade não ganha tanto espaço. Segundo Marta Costa, não há necessidade da publicidade, por este motivo não existe esta área na empresa, são c
ontratos terceirizados para esse tipo de trabalho.
“RP deve conhecer tudo e todos os projetos” afirma Costa em relação à profissão de Relações Públicas. Cabe a este profissional administrar os eventos, as visitas institucionais, coordenar o coral de Itaipu; o espaço gramadão que é destinado para projetos sociais, como Dia das Crianças e Natal; o Bosque Visitante destinado às celebridades que visitam a Itaipu e plantam uma árvore; e o Bosque Trabalhador dedicado aos trabalhadores que completam quinze anos na empresa e são homenageados plantando uma árvore. Depois da palestra os acadêmicos fizeram uma visita técnica na Itaipu.
Fotos: Monique Suellen
Um comentário:
Muito bem ... isso ai! Valorize teu texto!
Postar um comentário