quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Análise do Lead no Jornalismo

O lead no Jornalismo impresso tem raízes no século XIX, e até hoje vem passando por várias modificações, conforme o jornal. Atualmente o lead é considerado essencial para a construção do texto factual nos grandes, médios e pequenos jornais de todo o país. Introduzido no Brasil na década de 50, através das agências de notícias americanas, pela iniciativa do jornalista Pompeu de Souza, o lead é o primeiro parágrafo da notícia no jornal, no qual se devem responder seis questões sobre o fato narrado: “quem? O quê? Onde? Quando? Como? Por quê?”. A análise do lead no Jornalismo, como o próprio título sugere, pretende não solucionar, mas servir de guia para uma questão crucial: “Os jornalistas respondem as seis perguntas do lead ao redigir as matérias factuais? O que pesa mais: informar ou vender?”. O tema pesquisado tem como objetivo analisar o lead no Jornalismo. A pesquisa tem como base uma análise bibliográfica. Entre outros conhecer o tema, debater a problemática e ocasionar uma reflexão nos futuros profissionais. A redação do lead é considerada uma ferramenta essencial para a melhor compreensão da informação no texto jornalístico. Pesquisas sobre este objeto utilizado por todos os jornais diários é essencial para formação acadêmica. O lead hoje tem sido objeto de pesquisa e discussão por parte de comunicólogos de vários países. A pesquisa do lead justifica-se pela necessidade de se ter um conhecimento mais amplo sobre o assunto na profissão, tendo em vista que o tema está ligado diretamente a área de Comunicação/Jornalismo. A autora, desta forma pode-se ter um conhecimento mais aprofundado e mais facilidade para se redigir um lead. A notícia é informação, um fato ou um acontecimento atual de interesse público, ligado aos veículos de comunicação de massa. . A estrutura do lead tem como principal objetivo deixar o leitor informado do que estará escrito no jornal impresso. A palavra lead significa guia, ou seja, ela é o guia do leitor, cabe ao jornalista à responsabilidade de produzir o lead de forma adequada e correta, e ao mesmo tempo seduzir o leitor. Existem vários tipos de lead: o lead clássico; direto e indireto; o lead interpretativo e narrativo. Embora existam diversos tipos de leads, há regras que devem ser seguidas, com a finalidade de atrair o leitor. Atualmente o papel do lead é atrair o leitor e chamá-lo para uma reflexão, informá-lo superficialmente. A maneira em que o lead é redigido traz muitas críticas, pois não permite outras estruturas de relato da notícia, ocasionando assim, uma repetição, desestimulando o leitor de ler um jornal. Atualmente, o lead tem como função atrair o leitor com as informações principais, deixando o mesmo escrito de forma atrativa para que o chame até a banca de jornal. Apesar de o jornal impresso ser considerado um produto de venda, o objetivo principal dele continua sendo de transmitir a informação, objetivo este que nasceu com o jornal, informando a sociedade do que acontece nela a qualquer custo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Monique, não sei se você ainda tem acesso a esse blog, mas estou fazendo uma pesquisa monográfica sobre lead e, em minhas buscas pela internet te encontrei. Você tem algum material para me indicar sobre a intridução do lead no Brasil? Sobre o surgimento do lead de um modo geral para o jornalismo?
Meu e-mail é milenabrasil@uol.com.br

Ficarei muito grta se tiver uma resposta sua.

Bjo!

Anônimo disse...

Oi, Monique, não sei se vc pode me ajudar. Sou formada em Português e vou fazer uma prova de um concurso para revisor de texto. No entanto, além de cair conteúdos de Português, obviamente, também irá cair sobre comunicação social (notícia institucional, opinião pública, a notícia na mídia impressa, na mídia eletrônica e na mídia digital). Onde consigo este material para estudar? Vc poderia me indicar alguma bibliografia sobre o assunto? Por favor, me ajude, pois não consegui com ninguém daqui da minha cidade. Sou de Santa Maria-RS. Obrigada pela atenção. Ellen

Anônimo disse...

Esqueci-me de deixar o meu e-mail:ellenneves@ymail.com. Obrigada!!Ellen

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anônimo disse...

as linhas gerais do lead estão postadas neste e em outros sites e blog. mas peço um favor:

alguem pode passar-me especificamente as diferenças, os tipos de perguntas e respostas a serem dadas pelo lead americano e pelo europeu. se alguem encaminhar para meu e mail, valcibarretoadv@yahoo.com.br, advogado, estudando de jornalismo em salvador bahia
muito obrigado