sábado, 10 de maio de 2008

Qual é a graça de ser mãe??


Poderia te desejar somente Feliz dia das Mães, ou te encher de presentes. Poderia te levar para conhecer o mundo, te abraçar o dia todo e dizer que te amo!

Mas devo-lhe confessar que isso é pouco por tudo que uma mãe faz.

Às vezes fico me perguntando por que isso existe? Qual é o motivo desse amor incondicional, que por mais horrível seja uma criatura, não haverá importância o quão ela é inútil perante o mundo. O importante é que este ser ficou nove meses em seu ventre e nasceu, assim, uma mãe torna-se “escrava” deste ser. Escrava no sentido de estar ali para o que der e vier, seja no maternal, na infância, adolescência, e na fase adulta. Se pararmos para pensar, uma mãe faz de tudo e não pensa no futuro. O que essa criança se tornará a ser, mesmo porque uma mãe não traça a vida do filho. Ele decidirá o que é melhor para ele, e este não pode ser o melhor para você.

Então o filho cresce e virá um médico, uma advogada, que orgulho! Uma mãe diria valeu a pena. Ou vira um drogado, uma prostituta. O que a mãe faz? Não há soluções especificas, mas acredito que de tudo! E por mais que sofra, ela não desiste de seu filho. E daí, qual é a lógica da vida?

Porque se dedicar uma vida inteira a uma pessoa! Dar amor, alimento, estudo, proteção e depois ser despejada em um asilo pelos próprios filhos. Qual é a moral da vida de uma mãe? Padecer no paraíso? Acredito que não.

Há sim, alguns momentos que uma mãe padece no paraíso, mas depois, ela padece na preocupação, na angústia, no medo. Há ditados descrevendo que amar é sofrer. Imagine uma mãe!

A minha mãe devo dizer que reconheço todo o esforço dela por mim. Na maioria, nós filhos, somos muitos ingratos. Não percebemos a dedicação recebida. Mas eu reconheço isso. Infelizmente, não sou a melhor filha do mundo, sei que para isso há muito para mudar. Mas não dá, minha mãe não pode me obrigar a amar uma pessoa que ela queira, não pode fazer eu gostar de certas culinárias e me forme em medicina. Estes são traços determinados por mim.

Depois de ter meditado e lembrado o quanto já sofri sendo filha, conclui que não quero ser mãe. Há momentos bons como mãe, mas diante dos sofrimentos presenciados, os maus pesaram mais. Ficarei com os momentos melhores, curtir os filhos das amigas, os priminhos, e os sobrinhos do meu irmão.

Não quero desanimar as futuras mamães, mas do jeito que esta o mundo é difícil criar um filho. Haja coragem, mas para as que já são mães, eu só tenho a desejar Feliz dia das Mães!!

Nenhum comentário: