segunda-feira, 30 de junho de 2008

É de chocolate mesmo, Maravilhas do Mundo foram apresentadas no II Festival Internacional do Chocolate.

Durante o evento, convidados tiveram a oportunidade de conhecer obras de arte molduradas por chef’s internacionais.

A semana do chocolate realizada em Foz oportunizou mais uma edição de sucesso para os profissionais da área pâtisserie e chocolatier do mundo. Foundue, bombons, coquetéis de chocolates, entre outras guloseimas foram degustadas na última sexta-feira, no II Festival Internacional do Chocolate. Dos dias 17 à 19 deste mês, os participantes foram apresentados ao mundo do chocolate por chef’s nacionais e internacionais. Presenças renomadas como o francês Fabrice Lenud e o chileno César Manuel Paez estiveram na cidade ministrando palestras e oficinas. No último dia do evento os chef’s exibiram as esculturas das “Maravilhas do Mundo” em chocolate.

Os vinte participantes utilizaram durante a semana aproximadamente 200 quilos de chocolate no curso. Andrian Bobadilha, do 3º. Ano de Gastronomia do ITEC, afirma ter gostado do curso pelo conhecimento adquirido com os chef’s e companheiros da oficina. “É uma experiência nova, onde se enriquece o nosso currículo e trabalho com trocas de informações, principalmente envolvendo essa delícia, que é o chocolate”, diz.

Entre as esculturas apresentadas estavam a “Muralha de China”, moldado pelas mãos do chef brasileiro Elson Dias, representando a Argentina, o chef Juan Carlos Rodriguez esculpiu a “Torre de Eifel”, o “Palácio Taj Mahal” foi exibido pelo chileno Luiz Dias. Já em um tema livre, o chef paraguaio, Ismael Insaurralde retratou a “ponte da amizade”. O francês Fabrice Lenud definiu sua escultura como tema “a volta ao mundo”. O participante do curso e confeiteiro do Marias e Maria, Gilberto Campos, elogiou o trabalho dos pâtisserie. “As artes exibidas estão maravilhosas, realmente, eles fazem obras de arte”, diz.

Élson Dias relata que o critério de escolha para a produção da escultura era livre. Ele optou pela “Muralha de China” devido ao fato do país estar cediando as olimpíadas este ano. Para a execução desta obra, Dias afirma que os obstáculos foram os relevos entre as muralhas.

Os convidados saborearam as diversas delícias do chocolate, confeccionados pelos chocolates belga (Puratos). Durante a degustação foi realizada a entrega de certificados aos participantes, e uma homenagem aos chef’s presentes no evento. O presidente da Agabco - Associação dos Gerentes de Alimentos e Bebidas da Costa Oeste, René Sepúlveda ressaltou durante o festival a importância de promover trabalhos gastronômicos na tríplice fronteira. “Essa troca de conhecimento dos profissionais para participantes é fantástica”, diz.

Nenhum comentário: