segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ser diferente é o ideal?


Palestra mostra aos acadêmicos como deve ser o bom profissional de Marketing

Outra palestra realizada no último dia 06, foi do profissional de Relações Públicas, Rodrigo Cogo. O tema discutido foi Planejamento e Marketing Cultural. Segundo Cogo, o mercado de trabalho esta muito competitivo, e o profissional precisa ter um diferencial. As empresas para terem seus produtos marcados, necessitam chamar a atenção e, para isso, a deve-se utilizar a criatividade e ter um bom planejamento.

Com as variedades de produtos e marcas no mercado, o profissional deve buscar meios que chamem a atenção do cidadão. Um dos exemplos citados pelo palestrante foi um cartão de uma profissional, com o nome e telefone, e ao abrir o cartão, o mesmo emitia o som de um toque de telefone.

A nova realidade de comunicação exige mais, Rodrigo Cogo disse que nos EUA passam pelos cidadãos aproximadamente 1.500 marcas por dia. “Para isso, é necessário ter um diferencial, buscar inovar”. O diferente atrai o cidadão, idéias comuns não despertam interesses.

Pare! E imagine uma casa! Imaginou? O palestrante pediu aos acadêmicos que desenhassem em mente uma casa e, através de um exercício simples ele mostrou aos acadêmicos como a maioria tem pensamentos lineares. Todos os estudantes imaginaram a mesma casa, aquela que deve ter aprendido quando começou a estudar. “O igual é comum”, afirma. Agora, se você imaginou uma casa diferente esta de parabéns!

Em contradição, ele desenhou um triângulo, e pediu aos acadêmicos para falarem o que estavam vendo. Pare, pense e imagine agora. Pensou em pedaço de pizza, chapéu, entre outros. Não era isso, uma das estudantes falou um triângulo vazio. Embora tenha estrago a brincadeira do palestrante, Cogo disse que, às vezes, o natural chama atenção, causa impacto.

Cogo afirmou que outro diferencial da empresa é a responsabilidade social e o patrocínio. “Ganham credibilidade e ajudam”, relata. Prova de que o diferente chama atenção não é novidade. Novidade é conseguir ter criatividade para atrair o cidadão!

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois dê uma olhada no meu blog. ahahahahhaa