Engenheiro explica como o novo veículo irá modificar o cotidiano do brasileiro
Por Monique Suellen
Na última terça-feira, dia 06 de novembro, os acadêmicos de Comunicação Social assistiram uma palestra sobre TV Digital no Brasil e no Paraná com o diretor de Engenharia da RPC – Tvs e rádios, Ênio Sérgio Jacomino. O novo veículo digital que será implantado no próximo dia 02, em São Paulo, promete trazer aos telespectadores uma nova maneira de assistir televisão. Situações como chuviscos, ruídos na imagem, faltas de detalhes e, principalmente, a falta de interação dos telespectadores, acabaram com a nova era digital.
Por que Televisão? Segundo o diretor de Engenharia da RPC, essa palavra define-se em ter uma visão, ou seja, o telespectador é passivo ao veículo. Já a TV Digital promete trazer uma sensação, ter oportunidade de sentir, se envolver com a programação. “O objetivo é de dar uma sensação de maior envolvimento para quem assiste”, relata.
De acordo com Jacomino, as vantagens da TV Digital são:
· Imagens sem ruídos (chuviscos);
· Recepção móvel, portátil (facilidade na recepção móvel, carros, trem, táxi, metrô, ônibus e vans);
· Transmissão de dados (informações sobre o programa/novela na tela);
· Interatividade do telespectador;
· Guia de programação digital.
Um exemplo de transmissão de dados em um jogo de futebol, o telespectador terá acesso a informações sobre a partida, o estádio, jogadores, a todo o momento. Em novelas, terá o acesso da sinopse, capítulos, a biografia do autor da novela, setor de compras.
Setor de compras? O diretor informa que uma das principais interatividades esta em comprar pela TV, um exemplo citado, é a novela, as roupas dos personagens serão possíveis de adquiri-las. “É a interatividade de ter informações e o desejo de compra”.
No Paraná, a chegada da TV Digital está prevista para final de 2008. Serão poucos receptores e o veículo passará por um período experimental. “Será necessário educar os telespectadores”, afirma Jacomino.
A Revista Época, na edição passada fez uma reportagem sobre a nova era digital. De acordo com a matéria, todos os municípios até 2016 receberão o sinal digital. Para quem não quer aderir ao novo veículo não terão consequências até 2016, quando o sinal analógico comum será desligado. Para quem está com dúvida sobre as conseqüências e vantagens da TV Digital acesse a matéria: A TV como você nunca viu!
2 comentários:
Muito bem Monique ! Mas utilize mais os links como forma de ampliar tuas informações postadas!
E aí?? viu só?? não dá pra confiar na mídia... rs... somos uns manipuladores de opinião...rs...
beijão e ótimo final de domingo!!!
Postar um comentário