domingo, 21 de outubro de 2007

Ecomuseu de Itaipu comemora 20 anos



Com muitas historias para contar e exposições, visitantes prestigiam a comemoração

Com o objetivo de pesquisar e expor fatos históricos e o resgate da flora, fauna e cultura locais, o Ecomuseu de Itaipu completou 20 anos na última terça-feira, dia 16 de outubro. Para comemorar a data, deu-se o lançamento de duas exposições biográficas, do argentino Osvaldo Marcon e do intelectual espanhol Vivencia Juan de Lastanosa. Participaram da cerimônia à diretoria e funcionários da Itaipu, representantes da Holoteca do Centro de Altos Estudos da Consciênciologia (CEAEC), e acadêmicos da cidade. A acadêmica Lauane Melo, do 6º. período de Jornalismo, disse que exposições como essas são importantes para a sociedade, pois transmitem a intenção de ampliar o conhecimento dos visitantes, “Além de mostrar os fatos históricos, o ecomuseu sempre busca exposições diversificadas, trazendo para a cidade histórias novas, e para nós, acadêmicos, a importância de conhecer e desenvolver o senso critico”.

As exposições lançadas na noite de terça-feira permanecem até março de 2008. A visita é gratuita, e quem for conhecer as exposições, encontrará obras e desenhos do argentino premiado em seu país e no exterior, Osvaldo Marcon. Segundo Marcon o critério para a seleção de imagens se deu a partir da concentração de informação visual que elas carregam, em formatos curvos, orgânicos e irregulares. Estará disponível ao público, oficinas de desenho e danças, totalmente gratuitas e com vagas limitadas, ministradas pelo artista.

A outra exposição retrata a vida de Vincencio Juan de Lastanosa, um escritor, político, mecenas, arqueólogo-colecionador do século XVII e pioneiro dos gabinetes de curiosidades. A exposição reuniu os objetos, pinturas, esculturas, moedas, jóias, fosseis, corais, conchas, insetos e uma coleção que o escritor realizou por 20 anos, entre outros. A exposição foi realizada em parceria do Ecomuseu com a equipe da Holoteca do Centro de Estudos da Consciênciologia.

Criado em 1987, com a intenção de apresentar a história de Itaipu e da região do seu reservatório, o Ecomuseu é considerado como um museu diferente dos tradicionais, pois ele retrata elementos da região. É pioneiro no gênero na América Latina. A área possui 1.400 metros quadrados e sua abordagem principal é o homem criando técnicas.

Entre suas funções destacam-se a pesquisa, educação, conservação e exposição de materiais relacionados com a fauna, flora e memória cultural da região. São realizados também, ações culturais com municípios lindeiros e grupos representantes da comunidade.

3 comentários:

toniandre disse...

BLZ Monique ... continue sempre atualizando !!

Anônimo disse...

BLZ Monique ... continue sempre atualizando !!²

toniandre disse...

Entao Monique, muito bons os teus posts! Olha só ... veja esse texto no Comunique-se:
Como cobrar por textos web

Bruno Rodrigues (*)